17/06/12

CRUZADA DOS COSTUMES CRISTÃOS


VENHA A NÓS O VOSSO REINO
CRUZADA DOS COSTUMES CRISTÃOS


Senhoras católicas de Portugal, à conspiração judaicò-maçónica, tão anti-Portuguesa como anti-cristã, que porfia paganizar o mundo, é urgente opor uma generosa, uma invencível Cruzada que se proponha restaurar e defender os santos Costumes Cristãos.

É a Cruzada para restaurar e defender tudo quanto vos deve encher o coração generoso e puro de mulheres portuguesas e cristãs.

É a Cruzada para vossa dignidade, pela vossa Pátria, pela vossa Religião.

Deus, a Pátria, a vossa dignidade querem a

CRUZADA DOS COSTUMES CRISTÃOS
--

PROGRAMA

1.º - A Cruzada dos Costumes Cristãos, consagrando-se ao Santíssimo Coração de Jesus e tomando por modelo e protectora a Imaculada Padroeira de Portugal, propõe-se restaurar e defende contra o neo-paganismo os Costumes Cristãos nos indivíduos, nas famílias e nas sociedades.

2.º - Para esse fim resolvem as Associadas:
a) Consagrar suas famílias e promover a consagração das outras ao Santíssimo Coração de Jesus por meio da entronização da sua imagem:
b) Desterrar de suas casas tudo o que desdiga da modéstia e decoro cristãos, como livros, jornais, revistas, quadros, colecções de postais, álbuns, etc.;


c) Evitar rigorosamente no vestir qualquer coisa que ofenda o pudor, como seriam vestidos curtos, apertados, transparentes, decotados;

d) Não tomar parte alguma em danças menos honestas;
e) Não assistir a espectáculos, teatros, cinemas, etc., onde haja perigo para a moralidade;
f) Não promover nem concorrer para festas mundanas, nem sequer para as organizadas sob pretexto de caridade;
g) Nas conversas, sobretudo com pessoas de diferente sexo, evitar com todo o cuidado palavras equívocas e expressões menos dignas, e nunca versas assuntos escandalosos, ou que de longe sequer possam ofender a pureza, os primores da piedade e o respeito devido aos ministros de Deus e às coisas santas;
h) Em todo o porte exterior evitar tudo o que destoe da dignidade e modéstia da mulher cristã;
i) Empregar todos os esforços para que os moribundos recebam os últimos sacramentos.

3.º As Associadas que forem mães de família ou tiverem a seu cargo a educação de meninas valerão com sumo cuidado para não exporem suas filhas ou educadas a perder o pudor, quer pelo modo de vestir e nudezas excessivas, quer pela promiscuidade de sexo e certas liberdades complacentemente permitidas.

4.º As que tiverem outras pessoas sob a sua dependência exigirão que elas atendam a estas


normas: e todas no meio das suas amigas e conhecidas pugnarão com firmeza, sem respeitos humanos, pelos costumes cristãos.

5.º Farão todas uma comunhão mensal em reparação das ofensas que recebe Jesus no Santíssimo Sacramento da parte das pessoas que profanam com trajes indecentes a santidade da casa de Deus.

6.º Podem ser Associadas as senhoras de qualquer estado ou idade, que se comprometam a observar este programa.

7.º Tratará dos interesses da Cruzada uma comissão de senhoras, que entre si nomearão uma Presidente, Vice-Presidente, Secretária e Tesoureira.
_______

Eu ................................................................................................... aderi à Cruzada dos Costumes Cristãos, comprometendo-me a observar o seu programa a ......... de ................................. de 19..... . Assim Deus me ajude.

Aprovação da autoridade eclesiástica

Aprovamos e abençoamos os estatutos da associação denominada "Cruzada dos Costumes Cristãos". Associação oportuníssima e de suma necessidade; pelo que fazemos votos por que ela tenha o desejado êxito na luta contra os costumes pagãos que a mulher de hoje parece querer preferir aos santos e nobres costumes cristãos.

Braga, 27 de maio de 1923.

MANUEL, Arcebispo Primaz.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES